O que é Psicopedagogia?

Por: Carla de Sá Vaz - Psicopedagoga

O que é Psicopedagogia?

A Psicopedagogia é uma área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e com os problemas dele decorrentes.

Vc sabe como um Psicopedagogo pode lhe ajudar?

O Psicopedagogo pode atuar de forma preventiva e terapêutica. Na sua função preventiva, cabe a ele detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem; participar da dinâmica das relações da comunidade educativa a fim de favorecer o processo de integração do indivíduo;promover orientações metodológicas de acordo com as características dos indivíduos e grupos; realizar processo de orientação educacional, vocacional e ocupacional, tanto na forma individual quanto em grupo.
Por meio de técnicas e métodos próprios, o Psicopedagogo possibilita uma intervenção visando à solução de problemas de aprendizagem. Juntamente com a equipe escolar e a família, deve se empenhar na construção de um espaço adequado às condições de aprendizagem. Além de eleger a metodologia e/ou a forma de intervenção com o objetivo de facilitar e/ou desobstruir tal processo.

O Psicopedagogo em ação!!!

O Diagnóstico Psicopedagógico é um processo contínuo , na qual a intervenção tem início com uma atitude investigadora, até a intervenção. É preciso observar que esta atitude investigadora, de fato, prossegue durante todo o trabalho, na própria intervenção, com o objetivo de observação ou acompanhamento da evolução do sujeito.

Quando procurar um Psicopedagogo?

O psicopedagogo deve ser consultado sempre que o indivíduo apresentar dificuldades de aprendizagem, seja na infância ou na vida adulta.
Quando está na hora de procurar um psicopedagogo:
• Quando há dificuldade em compreender o que se aprende na escola;
• Em caso de dificuldade na leitura, escrita e/ou raciocínio lógico;
• Ao perceber dificuldade na atenção e concentração durante das
atividades escolares e domiciliares.

Agende aqui seu acompanhamento.